.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Auriflama - Terça-feira, 30 de Setembro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Infestação de ratos em apartamento de idosa preocupa moradores de condomínio

Acúmulo de lixo atrai roedores e mau cheiro; moradores relatam risco de doenças e pedem solução ao poder público


Infestação de ratos em apartamento de idosa preocupa moradores de condomínio

Uma infestação de ratos no apartamento de uma idosa de 86 anos e o forte mau cheiro têm preocupado os moradores de um condomínio do Conjunto Habitacional Caic, em São José do Rio Preto (SP).

Vídeos enviados ao g1 mostram diversos ratos circulando pelo imóvel, próximos às janelas e móveis. Segundo vizinhos, a grande quantidade de lixo acumulado atrai os roedores e o problema vem sendo percebido desde março deste ano.

De acordo com uma das moradoras que denunciou o caso, a idosa vive sozinha, é lúcida, mas apresenta comportamento de acumuladora e não reconhece os riscos da infestação. “Os ratos andam no corpo dela, sobem na cabeça, convivem com o cachorro e com ela. Eles caem dos armários, passeiam pelas cortinas, um caos”, relatou.

Problema persiste

No condomínio, que possui 32 apartamentos, vizinhos dizem que já virou rotina espalhar veneno para tentar controlar a proliferação. A situação levanta o alerta para risco de leptospirose e outras contaminações. Ainda segundo relatos, a idosa não autoriza a entrada de pessoas no apartamento e responsabiliza vizinhos pela presença dos animais.

Moradores informaram que até tentaram ajudar em questões de infraestrutura, mas encontram dificuldades. “A gente manda arrumar o chuveiro para ela e queima de novo porque a parte elétrica está comprometida. Ela esquenta a água para tomar banho, deve colocar no balde e ir jogando”, contou uma vizinha.

Acompanhamento social

A comunidade afirma que já buscou ajuda junto à prefeitura, mas o problema persiste há meses. Questionadas, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social informaram que o caso é acompanhado pela rede socioassistencial, dentro dos parâmetros do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Segundo nota enviada, são feitos atendimentos, visitas domiciliares e articulações com a rede de saúde. O SUAS prevê como objetivo a promoção da proteção social e articulação com outras políticas públicas para garantir o bem-estar dos envolvidos.

403 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Pô Auriflama - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.