Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Saúde confirmou que o recém-nascido foi encontrado com sinais vitais cerca de 12 horas após receber o atestado de óbito
Um bebê prematuro de cinco meses, declarado como natimorto em uma maternidade de Rio Branco (AC), foi descoberto vivo durante o próprio velório, neste sábado (25). O caso chocou familiares e levou o Ministério Público e a Polícia Civil a abrirem investigações para apurar o que aconteceu.
Segundo o Ministério Público, a família informou que o bebê foi dado como morto ainda na noite de sexta-feira (24). O corpo foi entregue a uma funerária particular, que o levou para o velório e posterior sepultamento. Cerca de 12 horas depois, uma parente pediu para abrir o caixão e percebeu que o bebê chorava.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o parto ocorreu de forma normal e todos os protocolos de reanimação foram seguidos. A equipe médica declarou o óbito após constatar ausência de sinais vitais. No entanto, quando já estava fora das dependências da unidade, o recém-nascido apresentou sinais de vida e foi imediatamente levado de volta à maternidade.
O bebê, classificado como prematuro extremo, foi internado na UTI neonatal. No último boletim médico divulgado neste domingo (26), a Secretaria informou que o quadro é grave, porém clinicamente estável. Ele está intubado e em ventilação mecânica, com acompanhamento médico 24 horas por dia.
Os pais são do interior do Amazonas e buscaram atendimento na maternidade devido ao parto prematuro. O Ministério Público solicitou informações à Secretaria de Saúde e à direção do hospital, destacando a gravidade do caso e a necessidade de apurar responsabilidades.
Em nota, a Secretaria afirmou que instaurou uma apuração interna para esclarecer os fatos e manifestou solidariedade à família. “A direção da unidade e toda a equipe reafirmam o compromisso com a ética, a humanização e a segurança no atendimento, colocando-se à disposição dos órgãos competentes para assegurar a transparência das ações”, diz o comunicado.
A Polícia Civil também esteve na maternidade na manhã deste domingo (26) para cumprir mandados de busca e apreensão. As investigações seguem em andamento.