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Auriflama - Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025

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DER ativa 21 novos radares em rodovias estaduais a partir desta terça feira

Equipamentos começam a operar em trechos estratégicos para reduzir acidentes e reforçar segurança viária em várias regiões do estado


DER ativa 21 novos radares em rodovias estaduais a partir desta terça feira

21 novos radares começam a operar em rodovias estaduais

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo ativou, a partir das 0h desta terça feira, dia 2, 21 novos radares em rodovias estaduais não concedidas. Os equipamentos foram instalados em trechos considerados críticos, com histórico de acidentes, excesso de velocidade e áreas sensíveis de travessia de fauna.

Com isso, o estado passa a contar com 514 radares em funcionamento nas rodovias sob gestão direta do DER.

Regiões contempladas

Diversas regiões do interior de São Paulo receberam novos aparelhos. Na região de Presidente Prudente, os radares começaram a operar em Pirapozinho, Tarabai e Rancharia. Em Itapetininga, o equipamento foi ativado em Piraju. Na região de São José do Rio Preto, entrou em operação um radar em Severínia. Já na região de Bauru, o novo ponto está em Santa Cruz do Rio Pardo.

Segundo o DER, todos os aparelhos estão devidamente sinalizados, com limites de velocidade definidos para cada trecho. Motoristas que ultrapassarem a velocidade permitida serão autuados.

Objetivo é reforçar segurança viária

O DER afirma que o reforço no monitoramento busca reduzir acidentes e salvar vidas. A escolha dos pontos levou em conta critérios técnicos como:

• histórico de sinistros
• incidência de excesso de velocidade
• características da via
• trechos críticos
• áreas de travessia de fauna

Os novos equipamentos fazem parte do contrato do Edital 145/2023, que prevê a implantação de 649 radares ao longo dos mais de 12 mil km de rodovias estaduais não concedidas.

Locais onde os 21 radares foram ativados

SP 225, km 326,574 – Santa Cruz do Rio Pardo – 60 km/h

SP 270, km 316,276 – Piraju – 80 km/h

SP 351, km 011,000 – Santo Antônio da Alegria – 100 / 80 km/h

SP 023, km 048,590 – Mairiporã – 60 km/h

SP 031, km 048,108 – Ribeirão Pires – 80 km/h

SP 031, km 058,750 – Suzano – 40 km/h

SP 039, km 060,416 – Mogi das Cruzes – 40 km/h

SP 056, km 051,470 – Santa Isabel – 40 km/h

SP 056, km 077,191 – Igaratá – 40 km/h

SP 102, km 077,100 – Mogi das Cruzes – 40 km/h

SP 274, km 043,529 – Itapevi – 40 km/h

SPA 052/031, km 001,753 – Ribeirão Pires – 60 km/h

SPA 052/031, km 010,511 – Ribeirão Pires – 50 km/h

SP 425, km 481,214 – Pirapozinho – 60 km/h

SP 425, km 489,293 – Tarabai – 60 km/h

SP 457, km 058,214 – Rancharia – 60 km/h

SP 304, km 126,397 – Americana – 80 km/h

SP 304, km 128,093 – Americana – 80 km/h

SP 304, km 137,542 – Santa Bárbara d’Oeste – 80 km/h

SP 322, km 412,000 – Monte Azul Paulista – 80 km/h

SP 322, km 431,009 – Severínia – 60 km/h

Os demais equipamentos previstos no edital seguem em fase de instalação, testes e homologação antes de entrarem em operação.

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