Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Rapaz de 20 anos sumiu depois de iniciar descida; buscas seguem com apoio do Corpo de Bombeiros e investigação da Polícia Civil
Um jovem de 20 anos está desaparecido desde a última quinta-feira (1º) após realizar uma trilha em uma montanha na Região Metropolitana de Curitiba. Ele fazia o percurso acompanhado de uma amiga e teria se separado dela durante a descida.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem subiu a montanha na tarde do dia 31. Informações preliminares indicam que, durante o trajeto, ele passou mal e vomitou algumas vezes até chegar ao topo. A dupla alcançou o pico por volta das 4h da manhã de quinta-feira, onde descansou e encontrou outros dois grupos de trilheiros.
Após cerca de duas horas de pausa, os dois iniciaram a descida. Em determinado ponto do caminho, eles pararam novamente. Um dos grupos que havia permanecido no cume também começou a descer pouco tempo depois e passou pelo local onde o jovem teria ficado, mas ele já não foi mais visto.
Buscas pelo jovem
O Corpo de Bombeiros foi acionado ainda na tarde de quinta-feira (1º) e iniciou as buscas com o apoio de aeronaves equipadas com câmeras térmicas. Segundo a corporação, a área onde o jovem desapareceu apresenta poucas condições de abrigo e acesso limitado a alimentos e água.
As buscas seguem desde então e foram retomadas nesta segunda-feira (5), a partir das 7h, com equipes especializadas.
Quem é a amiga que fez a trilha
A amiga que acompanhava o jovem foi identificada como Thayane Smith. Ela afirmou que irá relatar a “história completa” após o encerramento das buscas. Desde o início da trilha, Thayane publicou registros nas redes sociais que passaram a ganhar grande repercussão após o desaparecimento.
Em vídeos, ela aparece ao lado do jovem e de outras pessoas durante o trajeto, inclusive em um ônibus, comentando que o grupo passaria a virada do ano acampado na montanha. Em uma gravação publicada no dia 1º de janeiro, ela relata a dificuldade do percurso e afirma que o tempo de subida estava sendo maior do que o previsto. Após esse vídeo, o jovem não volta a aparecer nas imagens.
Algumas publicações feitas por ela depois do início das buscas geraram críticas e questionamentos nas redes sociais, o que aumentou a repercussão do caso.
Repercussão e pedidos de cautela
Familiares do jovem pediram cautela diante de acusações e especulações nas redes sociais. Em uma publicação, um primo afirmou que o foco deve ser exclusivamente nas buscas e destacou que a Polícia Civil já investiga o caso. A família acredita que o jovem possa estar perdido e com vida na mata.
Os parentes também criaram uma página oficial para divulgar informações confiáveis sobre o desaparecimento, que já reúne centenas de milhares de seguidores. Em postagens, alertam para a existência de perfis falsos, informações inverídicas e possíveis golpes envolvendo pedidos de doações em nome do jovem.
Segundo a família, um advogado foi contratado para adotar medidas legais contra esse tipo de prática. Eles também reforçaram o pedido de apoio de montanhistas experientes para auxiliar nas buscas, devido à grande extensão e dificuldade de acesso da região.