.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Região - Quinta-feira, 12 De Dezembro De 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Bebê de dois meses morre vítima de coqueluche em Castilho

Número de casos aumentou este ano em todo país e preocupa autoridades


O ano de 2024 já soma mais de 3.200 registros de casos notificados de coqueluche, o que o torna o ano com mais casos desde 2014, quando foram registrados 8.622 casos da doença. Em 2013 foram contabilizadas 3.113 pessoas doentes, segundo painel epidemiológico do Ministério da Saúde (MS). 

Os índices de coqueluche começaram a cair a partir de 1990, quando eram cerca de 10 casos por 100 mil habitantes (índice de 10,0) com o aumento da vacinação da população. Neste ano, somente o estado do Paraná teve índice nesse patamar, registrando coeficiente de 10,60.

Segundo a infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio Libanês, o principal motivo para o aumento dos casos neste ano é a queda na vacinação, que deveria estar no patamar de 95%. Ela também cita o melhor acesso a exames laboratoriais que usam biologia molecular, mais acessíveis nos últimos anos, o que melhorou a capacidade de confirmar os casos.

Outro fator de aumento nos casos é a ausência de reforço vacinal para adolescentes. "No Brasil a vacina que protege contra coqueluche é aplicada nas crianças pequenas (com menos de 6 meses) e nos reforços nas crianças após 1 ano de idade. Os adolescentes não recebem o reforço que aumenta a proteção contra a coqueluche, diferente do que acontece nos Estados Unidos e na Europa", explicou Dal Ben. 

Casos

No Paraná estão 4 das 13 mortes registradas esse ano, segundo o Ministério da Saúde, e 1.224 casos. São Paulo é o segundo estado em total de casos, com 870 casos registrados no último boletim. 

A cobertura vacinal no Paraná para a vacina pentavalente em crianças é de 90%, enquanto a da DTP é de 86% no estado. Para gestantes, o índice das que não se vacinaram é de 53,3% (21.253 gestantes). 

A queda na vacinação de gestantes é preocupante, pois são estratégicas para evitar a doença em crianças. “Essa vacinação é extremamente importante, porque isso ajuda a proteger o bebê que vai nascer, que está ali na população mais vulnerável, com maior risco de adoecer gravemente, e a gente vacina também os profissionais de saúde que lidam com essas crianças pequenas", concluiu Dal Ben.

Em São Paulo, a média de cobertura para crianças estava em 86,1% em setembro. 

Doença

A coqueluche é uma infecção respiratória transmissível causada pela bactéria Bordetella Pertussis. Ela compromete o aparelho respiratório, traqueia e brônquios, e se caracteriza por ataques de tosse seca. Presente no mundo todo, a doença é transmitida por tosse, espirro ou fala de pessoa contaminada.

A vacina é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o esquema primário inclui três pentavalente aos 2, 4 e 6 meses. Em seguida há reforços com DTP, que protege contra difteria, tétano e pertussis - tríplice bacteriana.

Nota da Secretaria de Saúde de Araçatuba

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Santa Casa de Araçatuba informa o registro de óbito por coqueluche.

Trata-se de uma bebê de 2 meses, da cidade de Castilho, que foi internada em 15/11 na UTI Neonatal e Pediátrica. Apesar do tratamento intensivo, a bebê não resistiu e foi a óbito ontem (10) às 14h30. A Vigilância Epidemiológica de Castilho foi informada.

A criança ainda não havia sido vacinada. A imunização contra  coqueluche  é preconizada para faixa etária dos 2 meses até 6 anos de idade.

Esse foi o primeiro óbito por coqueluche registrado na Santa Casa de Araçatuba. Porém, o hospital registrou outro caso positivo da doença em um bebê também com meses, de Araçatuba, internada em meados do mês de novembro. A criança reagiu bem ao tratamento e recebeu alta hospitalar no início deste mês.
 

123 Visualizações

Notícias relacionadas

795

.

15 de Abril de 2025

Região

.

Procurado por pensão alimentícia é capturado durante patrulhamento em Guzolândia

.

Homem foi abordado na Avenida Antônio Cezarim após demonstrar nervosismo; mandado de prisão estava em aberto

.
.
Continuar lendo
.

1155

.

12 de Abril de 2025

Região

.

Perseguição policial termina com prisão por tráfico na zona rural de Aracanguá

.

Condutor tentou fugir por estrada de terra e dispensou sacola com cocaína; veículo foi apreendido e passageiro liberado

.
.
Continuar lendo
.

382

.

11 de Abril de 2025

Região

.

Sebrae-SP apresenta novo gerente regional em Votuporanga

.

Com experiência em gestão e empreendedorismo, Jorge Zanetti é o novo nome à frente da regional que atende 57 municípios do Noroeste Paulista

.
.
Continuar lendo
.

547

.

10 de Abril de 2025

Região

.

Sud Mennucci recebe R$ 1 milhão em obras turísticas com apoio do Governo de SP

.

Investimentos estaduais incluem construção de posto de informações, revitalização de parque e melhorias no recinto de eventos

.
.
Continuar lendo
.

1116

.

10 de Abril de 2025

Região

.

Mulher é condenada por desacato, ameaça e injúria racial contra conselheiras tutelares em Guzolândia

.

Caso ocorreu durante atendimento envolvendo netos da acusada; agressões verbais e ameaças foram confirmadas por testemunhas e policiais

.
.
Continuar lendo
.

913

.

09 de Abril de 2025

Região

.

Homem morre afogado em prainha de Ilha Solteira

.

Vítima foi localizada, porém estava sem documento. Ocorrência foi registrada nesta terça-feira (8).

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Pô Auriflama - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.