.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Região - Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Escola Tonico Barão, em General Salgado, será transformada em cívico-militar a partir do 2º semestre

Unidade está entre as 100 escolas selecionadas pelo governo de SP após consultas públicas; modelo visa reforçar disciplina e desempenho dos alunos


Escola Tonico Barão, em General Salgado, será transformada em cívico-militar a partir do 2º semestre

GENERAL SALGADO - A Escola Estadual Tonico Barão, em General Salgado, foi confirmada nesta segunda-feira (28) como uma das 100 unidades que passarão a funcionar no modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. O anúncio oficial será publicado nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial do Estado de São Paulo pela Secretaria da Educação (Seduc-SP).

A iniciativa faz parte do Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), que passou por três rodadas de consultas públicas em 302 comunidades escolares do estado. O objetivo do governo foi garantir participação da comunidade e transparência no processo de adesão. Ao todo, foram registrados mais de 106 mil votos, com 87% de aprovação ao novo modelo de ensino.

Critérios de seleção

Como 132 escolas aprovaram a adesão — número superior à meta de 100 —, a Seduc-SP utilizou critérios técnicos para definir as escolhidas. Entre eles, a intenção de contemplar pelo menos uma escola por município, o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e o desempenho no IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).

Com base nesses critérios, a Escola Tonico Barão foi incluída na lista final. Ao todo, o programa será implantado em 89 municípios, abrangendo 60 Diretorias Regionais de Ensino. A maioria dessas cidades apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual.

Como será o modelo cívico-militar

Apesar da nova configuração, as escolas seguirão o Currículo Paulista. A principal diferença estará na presença de monitores, que atuarão com foco na disciplina, no respeito à hierarquia e no incentivo à cidadania. Esses monitores serão selecionados em um processo conduzido pela Seduc-SP, com apoio da Secretaria de Segurança Pública, responsável por emitir declarações sobre a idoneidade dos candidatos.

A implantação do modelo cívico-militar tem sido defendida pelo governo estadual como uma estratégia para melhorar o ambiente escolar e o desempenho dos estudantes. A expectativa é de que cerca de 50 mil alunos sejam beneficiados com a nova proposta.

1833 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Pô Auriflama - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.