.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Região - Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Fim da escala 6×1 repercute nas redes e pressiona deputados a se posicionarem

O Movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT) propõe substituir a escala 6×1 pela escala 4×3, permitindo três dias de descanso semanal.


Fim da escala 6×1 repercute nas redes e pressiona deputados a se posicionarem

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Erika Hilton (PSol-SP), que busca abolir a escala de trabalho 6×1, ganhou força nas redes sociais neste final de semana, gerando ampla discussão. A proposta visa alterar a jornada que exige que o trabalhador atue seis dias consecutivos, com direito a apenas um dia de descanso semanal. A PEC tem sido fortemente defendida pelo Movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT), parceiro da deputada na formulação da proposta.

Para que a PEC avance, é necessário o apoio de pelo menos 171 deputados, ou seja, um terço da Câmara dos Deputados. Até o momento, o número de assinaturas ainda não foi alcançado, mas a mobilização nas redes sociais intensificou a pressão sobre os parlamentares. Erika Hilton utilizou suas redes para enfatizar a importância do apoio à proposta: “A PEC ainda não bateu as 171 assinaturas e por isso não tem um relator. Se ele [o deputado] acha que o texto pode ser melhorado, o único caminho para isso é ele assinar”, afirmou.

A proposta é apoiada majoritariamente por parlamentares do PSol, PT e PSB, enquanto outros partidos, como o PL, manifestam resistência. Deputados como Duarte Júnior (PSB-MA) e Guilherme Boulos (PSol-SP) declararam apoio à PEC, destacando que a redução da jornada é uma pauta global, adotada em países como Dinamarca e Alemanha. Por outro lado, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) argumentou que o fim da escala 6×1 poderia gerar desemprego, já que empresas, especialmente as de menor margem de lucro, poderiam optar por demissões para equilibrar os custos.

Movimento nas redes sociais e apoio de influenciadores

A PEC também recebeu apoio de influenciadores digitais, como Felipe Neto e Nath Finanças, que reforçaram a importância de jornadas de trabalho mais equilibradas. Nath, que é empresária, destacou os benefícios da escala 5×2 na sua própria empresa, afirmando que a produtividade aumentou e que a meta é implementar uma escala 4×3.

O Movimento “Vida Além do Trabalho” (VAT) propõe substituir a escala 6×1 pela escala 4×3, permitindo três dias de descanso semanal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, sem comprometer a produtividade. O debate segue acalorado e promete continuar pressionando o Congresso nos próximos dias.

356 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Pô Auriflama - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.