Mulher é internada com suspeita de intoxicação por metanol

Auriflama - Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025


Mulher é internada com suspeita de intoxicação por metanol

Uma mulher foi internada na manhã desta quinta-feira (2) com suspeita de intoxicação por metanol após ingerir bebida alcoólica. O caso foi registrado na Santa Casa de Araçatuba (SP).

Segundo o hospital, a paciente chegou ao pronto-socorro em parada cardiorrespiratória, revertida pela equipe médica de plantão. “Após a reversão, ela apresentou sintomas clássicos de intoxicação, como convulsões e episódios diarreicos”, informou o médico emergencista Silvio Bianco, coordenador do Serviço de Urgência e Emergência.

Exames e tratamento

Foi solicitada uma gasometria, exame de sangue que avalia gases e o pH. Os resultados apresentaram índices sugestivos de intoxicação por metanol. Um novo exame foi pedido para confirmar a presença da substância e definir a necessidade de diálise, procedimento que acelera a eliminação de químicos do organismo.

Origem da ingestão

De acordo com relato de uma pessoa próxima, a mulher teria consumido horas antes uma bebida alcoólica destilada comprada em um ponto de venda. O caso será notificado à Vigilância Sanitária e à Vigilância Epidemiológica do município.

Estado de saúde

A paciente segue internada em coma, mas o quadro clínico é considerado estável. Amostras foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, que irá investigar se houve, de fato, intoxicação por metanol.


Auriflama