Homem é preso em Santo Antônio do Aracanguá suspeito de cortar perna do próprio cachorro com faca e é liberado após audiência

Auriflama - Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025


Homem é preso em Santo Antônio do Aracanguá suspeito de cortar perna do próprio cachorro com faca e é liberado após audiência

Um homem de 50 anos foi preso em flagrante no dia 23 de outubro em Santo Antônio do Aracanguá (SP), suspeito de cortar a perna do próprio cachorro utilizando uma faca de cozinha. O animal, gravemente ferido, precisou ser sacrificado. O suspeito foi liberado no dia seguinte, após audiência de custódia, e multado em R$ 6 mil pela Polícia Ambiental.

De acordo com informações da Polícia Civil, o homem, identificado como Cláudio Roberto Matumoto Barbosa, buscou atendimento em uma farmácia na noite de 22 de outubro, tentando comprar um anestésico. Aos funcionários, ele afirmou que realizaria uma “cirurgia” em seu cachorro, que teria se machucado após brigar com outro animal.

Os atendentes se recusaram a vender o medicamento e acionaram a Polícia Militar, que esteve na residência do homem, mas não encontrou irregularidades naquele momento. Já na manhã seguinte, uma Organização Não Governamental (ONG) de proteção animal acionou a Vigilância Sanitária municipal, que, ao chegar ao local, encontrou o cão com uma das patas cortadas e sangrando.

O homem foi preso em flagrante e levado à delegacia. Veterinários constataram que o animal havia perdido muito sangue e decidiram pela eutanásia. No dia 24 de outubro, a Justiça concedeu liberdade provisória ao suspeito, que responderá pelo crime de maus-tratos a animal doméstico, previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).

Segundo a Polícia Ambiental, além da autuação de R$ 6 mil, o homem possui antecedentes criminais. O caso segue em investigação.


Auriflama