Após um fim de semana com precipitações intensas em áreas do Sul, Sudeste e, principalmente, na faixa central do Brasil, a chuva seguirá forte ao longo da semana. O Centro-Oeste e o Norte estarão sob a influência de vários sistemas meteorológicos que irão contribuir para o aumento do aporte de umidade nessas áreas.
Os maiores acumulados de chuva desta semana devem se concentrar no Centro-Oeste, Norte, Nordeste (especialmente Bahia) e no Rio Grande do Sul. O mapa abaixo destaca os estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, onde os volumes podem ultrapassar os 80 mm ao longo dos próximos dias. É importante mencionar que essas regiões, antes atingidas por uma seca intensa, já mostram claros sinais de recuperação, com as chuvas frequentes da primavera.
Além disso, no Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva aumentaram consideravelmente nesta terça-feira devido à passagem de uma pequena frente fria sobre o estado, contribuindo para mais um episódio de alívio das condições secas na região sul.
Essas chuvas serão cruciais para regularizar a umidade do solo, principalmente para a agricultura e abastecimento de água em várias áreas do país. A primavera, além de trazer temperaturas mais amenas, continua a trazer esperança para as regiões que enfrentaram longos períodos de estiagem.
Auriflama