A forte chuva da tarde desta segunda-feira (4) causou estragos emGuararapes (SP)eAraçatuba (SP). EmPotirendaba (SP), a ponte da saída do município em direção aIbirá (SP)foi interditada por decisão da prefeitura por causa de danos na estrutura.
Em Guararapes, choveu 140 milímetros em 30 minutos, de acordo com informações da prefeitura. Ruas próximas à prefeitura e à Praça Mohamed Darghan ficaram alagadas. A água invadiu as casas.
A Polícia Militar informou que precisou retirar quatro pessoas de uma mesma família do interior de um imóvel alagado.
Pessoas gravaram vídeos mostrando a enxurrada. Na Avenida Rio Branco, trecho próximo à linha ferroviária, pessoas caminharam dentro da água para sinalizar para motoristas não transitarem por ali.
Em Araçatuba, regiões que tradicionalmente registram transbordamento voltaram a sofrer com a forte chuva, conforme o Corpo de Bombeiros do município: Avenida João Arruda Brasil (no trecho próximo ao Mercadão Municipal), Avenida dos Estados, Avenida Pompeu de Toledo e Avenida Prestes Maia.
Por volta das 14h, árvores foram derrubadas na Avenida dos Estados por causa da força dos ventos. A via faz ligação da zona leste com o Centro. Não houve feridos e nenhum dano material. Bombeiros providenciaram a remoção dos galhos, que interditaram parcialmente a via.
Em Potirendaba, a prefeitura determinou a interdição da ponte da Avenida Conselheiro Rui Barbosa, na saída para Ibirá (SP), ao ser constatado um deslocamento do solo após as chuvas do fim de semana.
A Coordenadoria de Projetos e Convênios informou que a estrutura já passava por obras, e que a interdição tem caráter preventivo.
Os reparos já executados não foram perdidos, conforme a coordenadoria, e devem ser retomados quando as condições climáticas forem favoráveis.
Enquanto a via permanecer interditada, a Prefeitura de Potirendaba orienta os motoristas a usarem rotas alternativas, como a Avenida Manoel Martins Stech.
A Defesa Civil de São Paulo informa que a chuva deve persistir até pelo menos quarta-feira (6). De acordo com o último boletim emitido, os maiores acumulados devem ocorrer entre esta segunda e terça-feira (5), nas regiões oeste e norte paulista. Podem ser registrados até 50 milímetros.
Na quarta-feira, a intensidade diminui, mas uma nova frente fria deve chegar ao estado na quinta-feira (7), trazendo instabilidades para todas as regiões.
Por: G1
Auriflama